***

Teste Teste Teste

PARCEIRO

Leia BUSK BÍBLIA

DESIGREJADOS: O QUE SÃO, NO QUE ACREDITAM, COMO SE REÚNEM, QUEM OS ENSINA?




O termo “desigrejado” refere-se ao grupo de evangélicos que se reúnem fora do sistema religioso convencional (denominações: igrejas com templos com pastores, bispos, diáconos, dízimos, etc.).

Desviado e desigrejado, qual a diferença?

Com exceção aos grupos ligados ao site 
DESIGREJADOS™, os restantes dos grupos que são assim denominados “desigrejados” acham que o termo é incorreto para representá-los. Para estes o termo “desigrejado” pode ser confundido com “desviados”.

Segundo eles, apesar de alguns terem saído de uma denominação religiosa evangélica, “desigrejado” não pode ser confundido com “desviado”, já que os “desigrejados”, continuam congregando, evangelizando, batizando, tomando a santa ceia, lendo a Bíblia, e crendo em Jesus, etc.

 
Para assistir o debate entre desigrejado e pastor evangélico click na imagem abaixo:

Debate entre desigrejado e pastor evangélico.



O QUE ELES ENSINAM E PRATICAM


Existem pelo menos cinco pontos que todo grupo de desigrejado vai ensinar e seguir:

1-Proibição e repulsa a qualquer liderança eclesiástica formalmente instituída: pastores, bispos, presbíteros, diáconos, padres, etc.

2-Repulsa a templos destinados exclusivamente a religião (igrejas, sinagogas, etc.). As reuniões são sempre fora de templos, geralmente nas casas.

3-Posicionam-se radicalmente contra qualquer forma de contribuição monetária praticadas pelas igrejas denominacionais como doutrina bíblica a ser obrigatoriamente observada pelos membros (dízimo, ofertas, coletas, etc.).

4-Posicionam-se radicalmente contra qualquer forma de nomenclatura as congregações (placas de igreja, nome de grupos religiosos, etc).

5-Posicionam-se radicalmente a contra qualquer tipo de título alcançado através de estudos de Teologia Sistemática ou similar (não admitem certificados de teologia, escolas dominicais, missões, estudos bíblicos, etc.).


De onde eles tiram a doutrina bíblica que seguem e como se reúnem se eles não têm líderes?



Dizer que os desigrejados não têm líderes é uma ilusão e desmorona facilmente diante do próprio modo de organização desses grupos.

Na ponta da pirâmide dos desigrejados estão os quatro maiores líderes de grupos mais acessados até o momento: James de Almeida do site DESIGREJADOS™, Mario Persona do site O QUE RESPONDI..., Caio Fábio do site CAIO FABIO e Akel do site EX Organicsand Sophie.

A diferença doutrinária entre os grupos desigrejados têm origem na fonte de conhecimento doutrinário que cada grupo admite. Apesar de não admitirem seguir líderes ou mentores, é inegável que em qualquer assunto bíblico a última palavra é sempre de uma dessas quatro fontes que eles elegem.



Em toda comunidade de desigrejados existe um líder local que fica encarregado de organizar a congregação, escolher o local, dia e hora para a congregação.

Ao se congregarem existe sim um “pastor”, mesmo que eles não usem o título, previamente escalado para dar a Palavra, geralmente o mesmo, às vezes, o próprio líder local ou um convidado desigrejado “afamado” de outro local com essa atribuição. O mesmo acontece no caso do louvor, sempre existe alguém fixo que toca violão e é escalado para escolher e organizar o que vai ser cantado. Seria um ministro de louvor mesmo que eles não usem o termo nem aceitem o título.

Como se vê, na questão eclesiástica muda-se a forma, mas o fundo continua o mesmo!



O que eles pensam dos “membros” das igrejas evangélicas?



O desigrejado Mario Persona deixa claro em seus vídeos que existe sim a igreja de Cristo, os salvos dentro das igrejas denominacionais, excluindo muitos dos líderes, pastores e donos de igrejas que ele chama de lobos devoradores.

A posição do Caio Fábio e do professor Akel em relação aos membros evangélicos é semelhante ao do Mario Persona.

Já o grupo mais radical em relação aos evangélicos pensa o contrário, o grupo ligado ao site DESIGREJADOS™.

Tentei um diálogo com o administrador do site DESIGREJADOS, o senhor James de Almeida. Ele se mostrou um desigrejado convicto, do tipo radical intolerante. As palavras dele a respeito foram “São desonestos como os pastores porque seguem o caminho errado!”




O que eles acreditam como doutrina, o que eles ensinam da Bíblia?



Isso depende de qual fonte de conhecimento bíblico eles elegem. No caso dos quatro maiores grupos dependem do que ensina os quatro maiores líderes: James de Almeida DESIGREJADOS™, Mario Persona , Caio Fábio do site CAIO FÁBIO e o professor Akel.


Eles particam a santa ceia do Senhor e o batismo nas águas?

Alguns grupos sim, principalmente os que são ligados ou acompanham os ensinamentos do Mario Persona do site "O QUE RESPONDI...", mas sem as solenidades e fórmulas litúrgicas comuns das igrejas denominacionais.

Santa ceia dos desigrejados:


Para eles a santa ceia é um “memorial” do sacrifício de Jesus na cruz e o batismo nas águas é considerado como testemunho público apenas. Chegam a recomendar essas praticas, mas relativizam a necessidade delas.

O Caio Fábio e o Mario Persona já disseram em vídeo que a santa ceia dos desigrejados pode ser realizada em casa sozinho, com dois familiares reunidos em casa ou num grupo congregado, o mais comum. Mas sem solenidades e fórmulas litúrgicascomuns das igrejas denominacionais. Nada de suco. Pão comum com fermento e vinho.




O batismo nas águas dos desigrejados:

Como já dissemos, para os desigrejados o batismo nas águas é considerado como testemunho público apenas de um batismo espiritual que já ocorrera antes, segundo eles. Eles dizem que não é necessário a salvação, nem tem ligação com receber o Espírito Santo. 

O Caio Fábio já disse num de seus vídeos que o batismo nas águas dos desigrejados pode ser feito por outro membro da congregação, sem solenidades e fórmulas litúrgicas comuns das igrejas denominacionais. Pode ser por imersão ou aspersão conforme o solicitante a ser batizado achar mais conveniente.


Com exceção ao grupo ligado ao Mario Persona que pratica com cuidado e trata com reverência o batismo nas águas e a santa ceia que ele chama “ceia de Senhor”, o restante dos grupos de desigrejados ligados aos outros três líderes parece não dar a devida importância a essas duas praticas recomendadas pelo próprio Jesus e chegam mesmo a questionar a necessidade delas.





Opinião do BUSK BÍBLIA sobre os quatro maiores líderes desigrejados:

Sobre James de Almeida do site DESIGREJADOS


Nossa opinião sobre o site DESIGREJADOS do James de Almeida , é que nos comentários do site percebi que o administrador James de Almeida  é do tipo intolerante, de pavil curto com quem não seja desigrejado, não admite nem mesmo que os membros das igrejas evangélicas denominacionais sejam parte da igreja de Cristo. Ele não é só um blogueiro, ele organiza reuniões e participa delas. É bem ativo no movimento desigrejado.



Sobre Akel


O professor Akel mistura doutrina bíblica com o que muitos acham que seja misticismo, como, por exemplo, decifrar a Kabbalah e coisas do gênero que não atrai um público mais simples e mais voltado ao literalismo das Escrituras. Não é somente um blogueiro, organiza e participa de congregações de desigrejados, é bem comprometido com o movimento “desigrejados”, apesar de por vezes declarar não ser ou fazer parte do movimento desigrejado, como disse em seu vídeo comentando o debate entre o desigrejado Rubens Sodré com o Pr. Paulo Romeiro no programa Vejam Só.


Sobre Caio Fábio


O Pastor Caio Fábio foi durante trinta anos Presbítero Reverendo da Igreja Presbiteriana do Brasil; hoje é o líder de um grupo desigrejado de mais de 900 mil pessoas que buscam suas lives e vídeos para estudos bíblicos.

Nós do BUSK BÍBLIA analisamos diversos vídeos no YouTube do Pastor Caio Fábio e chegamos à conclusão de que ele ensina a Palavra de Deus com bastante propriedade e respeito; porém em alguns vídeos ele vai com muita profundidade e concluimos que um público mais simples não teria condições de assimilar toda esta bagagem intelectual e espiritual do Caio Fábio. 




Sobre Mario Persona do site O QUE RESPONDI...


Já o Mario Persona é "curto e grosso" como diz o vulgo. Seus vídeos são curtos e diretos, do tipo doa a quem doer. Quase nunca se contradiz.

Qualquer assunto bíblico é fácil de encontrar no seu site.

Tirando umas poucas posições doutrinárias, foi o mais equilibrado dos quatro, na nossa opinião. 

Portanto, segundo a nossa opinião o site O QUE RESPONDI... de Mario Persona é o que melhor traduz a teologia e doutrina da "maioria" de grupos de desigrejados bem embasados biblicamente.

Cremos que existam grupos de desigrejados que são também parte da igreja de Cristo, desde que o grupo A ou B não se afaste das doutrinas primordiais do cristianismo ensinado pela Palavra de Deus que estão em:  Tiago 1: 27; Marcos 16: 16; 1 Coríntios 13: 13; 1 Coríntios 11: 23-34;  1 Coríntios 6: 9-12; Mateus 24: 30-51; Hebreus 10: 22-25.




O Mario Persona não se considera como integrante do movimento desigrejado, mas como foi demostrado no inicio desta matéria, ele se encaixa perfeitamente nos cinco pontos que identificam sem sombra de dúvidas um desigrejado.

Veja qual a opinião do Mario Persona sobre os desigrejados: 





O pesquisador Ricardo Mariano, da PUC-RS, declara em entrevista a Folha que vem ocorrendo um aumento significativo de evangélicos sem vínculos institucionais, ainda que ele tenha dúvidas se o crescimento foi de fato tão acentuado quanto o revelado pelo IBGE.

As pesquisas IBGE mostram que, entre 2003 e 2009, o número de fiéis que dizem não ter vínculo institucional saltou de 4% para 14%.



Os dados das pesquisas mostram que de 2003 à 2009, seis milhões de evangélicos saíram dos templos religiosos, ou seja, quase um milhão de evangélicos por ano; e tudo indica que este quadro de “desigrejados” por ano continua na mesma proporção.

Total de visualizações

***

*******

 Ultimato Estudos Bíblicos Aprofundados.

A HISTÓRIA DE ANNE FRANK E O DIÁRIO


 

APÓCRIFO DE ENOQUE E A BÍBLIA SAGRADA


 

ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINA SOBRE O CÉU

 O QUE AS ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINAM SOBRE OS CÉUS R O PARAÍSO?

NO CÉU VEREMOS DEUS E JESUS

 NO CÉU VEREMOS DEUS E JESUS?

COMO A BÍBLIA DESCREVE A VOLTA DE JESUS?

 COMO A BÍBLIA DESCREVE A VOLTA DE JESUS CRISTO?

A HISTÓRIA DE SATANÁS E OS ANJOS CAÍDOS

 SATANÁS E SEUS ANJOS CAÍDOS AINDA TÊM ACESSO AOS CÉUS DE DEUS?

REAL: A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO

 A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ANNABEL, A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO DE DEUS.

O RIO DA VIDA EXISTIRÁ NA NOVA TERRA?

 O RIO DA VIDA EXISTIRÁ MESMO NA NOVA TERRA? O QUE DIZ A BÍBLIA: SÍMBOLO OU FATO?

O QUE POUCOS SABIAM SOBRE O APOCALIPSE

 O que quase ninguém sabia sobre o Apocalipse.

COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

 A BÍBLIA DIZ COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

AS 2 FORMAS DE MILÊNIO: VC CRÊ EM QUAL?

 AS DUAS FORMAS DE MILÊNIO: EM QUAL VOCÊ ACREDITA?

OS ANJOS ESTÃO ENTRE NÓS?

 OS ANJOS ESTÃO ENTRE NÓS?

A TUMBA DO JARDIM EM JERUSALÉM..

 O IMPRESSIONANTE JARDIM DA TUMBA EM JERUSALÉM.

PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

 PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

TUDO O QUE OS DESIGREJADOS FAZEM.

 DESIGREJADOS: COMO SE REÚNEM, O QUE ENSINAM?

GRAÇA OU CARIDADE: QUAL A SUA ESCOLHA?

 O AMOR DO APÓSTOLO JOÃO NA ILHA DE PATMOS.

FILME: O FILHO DE DEUS. COMPLETO E EM BR

  Filme "O Filho de Deus". Completo e dublado.

FILME EM HD: VOCÊ ACREDITA?

 FILME: VOCÊ ACREDITA?

FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO.

 FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO

Popular Posts

*******




*







Tecnologia do Blogger.

Páginas