***

Teste Teste Teste

PARCEIRO

Leia BUSK BÍBLIA

O APÓCRIFO DE ENOQUE E A BÍBLIA SAGRADA - POR QUE JUDAS CITA ESTE LIVRO?


 O APÓCRIFO DE ENOQUE E A BÍBLIA SAGRADA.

No Final desta matéria você poderá baixar em PDF o apócrifo: o Primeiro Livro de Enoque. É só clicar na imagem do livro no final desta matéria.

Qual a minha posição e a opinião dos administradores do BUSK BÍBLIA sobre o apócrifo Primeiro Livro de Enoque?

Concluímos que pode não se tratar de um pseudo-epígrafo (de falsa autoria), pois que o apóstolo Judas cita o profeta Enoque e uma passagem desse livro, mas como há evidências de muitas interpolações que se opõe às verdades declaradamente bíblicas, ficou-nos evidente que este apócrifo de Enoque foi deturpado em muitas partes para dar crédito a alguma seita judaica de fábulas e tradições humanas.

Recomendamos, portanto, que seja lido, mas não como doutrina, com cuidado, apenas para lançar luz sobre alguns textos bíblicos.

Quando e onde foi encontrado o apócrifo de Enoque e por que ele é tão singular entre tantos outros apócrifos?

Em 1948 os manuscritos de Enoque foram encontrados em Qumram, na Gruta 4, dentro de um grande vaso repleto de manuscritos, junto a outros vasos contendo rolos de manuscritos de profetas bíblicos como, por exemplo, o rolo de Isaías que se revelou um manuscrito fidedigno do nosso Livro de Isaías na Bíblia Sagrada; acredita-se que foram deixados pela comunidade Nazarita (Essênios), do Mar Morto, em Engedi.

O livro de Enoque não foi incluído no cânon da Bíblia judaica, e também na Septuaginta, nem nos livros deuterocanônicos, apesar de que uma das mais antigas Bíblias, a Bíblia Etíope, admitir o Primeiro livro de Enoque como canônico. 

A escritora Elizabeth Clare Prophet em seu famoso livro “Anjos Caídos e as Origens do Mal”, revela que o rabino Simeon ben Yohai em 120 ou 170 d.C, foi quem colocou os judeus contra o Primeiro livro de Enoque e que isso permitiu à Agostinho de Hipona observar que o manuscrito de Enoque deixou de fazer parte das Escrituras aprovadas pelos judeu.

O sacerdote católico, teólogo e historiador Jerônimo de Estridão, ao criar a primeira Bíblia cristã, a Vulgata escrita entre fins do século IV início do século V, decidiu copiar o Velho Testamento dos judeus considerando que eram autênticos o que os judeus consideravam autêntico.  Por essa razão, e pelo fato de o livro de Enoque trazer outros nomes de anjos além dos aceitos pela Igreja Católica Apostólica e Romana que são: Rafael, Miguel e Gabriel, o livro de Enoque acabou sendo rejeitado como canônico no Concílio de Niceia e não faz mais parte da Bíblia cristã.

O que faz do livro de Primeiro Enoque um apócrifo tão singular entre tantos e muito discutido entre teólogos e estudantes da Bíblia Sagrada, é o fato de que o Primeiro Livro de Enoque contém inúmeras ligações com a Tanakh judaico (Velho Testamento) e é citado por algumas cartas da Brit-Chadashá (Novo Testamento Judaico) como, por exemplo, em Judas 14,15 onde Enoque é citado como profeta pré-diluviano fazendo menção da vinda gloriosa de Jesus Cristo com todos os santos, nos fins dos tempos para fazer juízo aos ímpios (um trecho exato do que é dito no apócrifo de Primeiro Enoque) e Hebreus 11: 5 onde Enoque é mencionado como tendo recebido testemunho de ter agradado a Deus, entretanto, não encontramos em Gênesis, na Bíblia Sagrada, estas afirmações e passagens.



Curiosidades sobre os anjos citados no livro de Primeiro Enoque e a relação com Gênesis 6: 1:12 da Bíblia Sagrada


No livro de Primeiro Enoque o texto em aramaico, os filhos dos céus, os anjos, lê-se “Sentinelas”. No Capítulo 10 de Primeiro Enoque, no aramaico o primeiro anjo mandado por Deus chama-se “Arsayalalyur” que em grego lê-se “Uriel”.

No capítulo 10 o anjo Uriel é mandado para revelar a Noé que a terra seria destruída pelas águas do dilúvio e como Noé deveria fazer para salvar a si e a sua família dessa destruição do mundo.

O anjo Rafael é enviado para aprisionar um anjo chamado Azazyel que no capítulo 7 é descrito como um dos príncipes dos duzentos anjos caídos que aceitaram o convite dos príncipes dos anjos caídos para tomar para si mulheres entre as filhas dos homens, se amarrando em mútuo juramento e gerando filhos gigantes e poderosos que devoravam muitos animais e até homens como muita violência. O anjo Rafael deveria amarrá-lo pés e mãos, criar um abismo no deserto, lançá-lo na escuridão e fechar como pedras a esse abismo até o fim dos tempos, quando, então, o próprio Rafael deveria lançá-lo no fogo.

O anjo Miguel é enviado para anunciar a outro príncipe dos duzentos anjos caídos, chamado de Samyaza todos os crimes que este havia cometido desde quando deixou os céus.

O anjo Gabriel deveria incitar os filhos dos anjos, os gigantes a se matarem uns aos outros numa guerra de poder coletiva e depois individual até que não sobrasse nenhum. Samyaza assim como todos os anjos caídos deveriam ver a morte de seus filhos e mesmo pedindo misericórdia a Gabriel, já que não podiam mais se comunicar com Deus, Gabriel não atenderia. Depois de verem seus filhos serem exterminados de foma bárbara uns aos outros, Gabriel deveria amarrar Azazyel junto com mais alguns perto dele e lançá-los num abismo até o final dos tempos, quando o próprio Gabriel, no final dos tempos, lançaria Azaziel e estes que estavam perto dele nas mais baixas profundezas para que fossem atormentados com fogo para sempre.

Essas passagens no Livro de Enoque fazem uma clara ligação entre os livros da Bíblia Sagrada: Judas 6 com Gên: 6:1-12 e Gên: 7: 1-16; Judas 6 com Apoc: 9:13,15 e Apoc: 20:14,15.

No Capítulo 12, Enoque é mencionado pelos anjos como Enoque, o escriba, e esta afirmação confirma o que foi dito de Enoque em Judas: 14,15 na Bíblia Sagrada, e não só isso, também deixa explícito que o texto mencionado em Judas; 14,15 foi escrito pelo próprio Enoque e que o apóstolo Judas e outros apóstolos como Pedro e Paulo tinha este manuscrito.

Para  download grátis do apócrifo de Enoque, click na imagem abaixo:




Por: James Alex G.Pires

Fontes: Got QuestionsEstilo AdoraçãoO Que respondi...Bíblia João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Corrigida. livro “Anjos Caídos e as Origens do Mal” de Elizabeth Clare Prophet; Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações; 3ª edição; Livro: HANOKH O Misterioso Livro de Enoque – Ciro Campos.




Total de visualizações

***

*******

 Ultimato Estudos Bíblicos Aprofundados.

A HISTÓRIA DE ANNE FRANK E O DIÁRIO


 

APÓCRIFO DE ENOQUE E A BÍBLIA SAGRADA


 

ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINA SOBRE O CÉU

 O QUE AS ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINAM SOBRE OS CÉUS R O PARAÍSO?

NO CÉU VEREMOS DEUS E JESUS

 NO CÉU VEREMOS DEUS E JESUS?

COMO A BÍBLIA DESCREVE A VOLTA DE JESUS?

 COMO A BÍBLIA DESCREVE A VOLTA DE JESUS CRISTO?

A HISTÓRIA DE SATANÁS E OS ANJOS CAÍDOS

 SATANÁS E SEUS ANJOS CAÍDOS AINDA TÊM ACESSO AOS CÉUS DE DEUS?

REAL: A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO

 A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ANNABEL, A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO DE DEUS.

O RIO DA VIDA EXISTIRÁ NA NOVA TERRA?

 O RIO DA VIDA EXISTIRÁ MESMO NA NOVA TERRA? O QUE DIZ A BÍBLIA: SÍMBOLO OU FATO?

O QUE POUCOS SABIAM SOBRE O APOCALIPSE

 O que quase ninguém sabia sobre o Apocalipse.

COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

 A BÍBLIA DIZ COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

AS 2 FORMAS DE MILÊNIO: VC CRÊ EM QUAL?

 AS DUAS FORMAS DE MILÊNIO: EM QUAL VOCÊ ACREDITA?

OS ANJOS ESTÃO ENTRE NÓS?

 OS ANJOS ESTÃO ENTRE NÓS?

A TUMBA DO JARDIM EM JERUSALÉM..

 O IMPRESSIONANTE JARDIM DA TUMBA EM JERUSALÉM.

PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

 PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

TUDO O QUE OS DESIGREJADOS FAZEM.

 DESIGREJADOS: COMO SE REÚNEM, O QUE ENSINAM?

GRAÇA OU CARIDADE: QUAL A SUA ESCOLHA?

 O AMOR DO APÓSTOLO JOÃO NA ILHA DE PATMOS.

FILME: O FILHO DE DEUS. COMPLETO E EM BR

  Filme "O Filho de Deus". Completo e dublado.

FILME EM HD: VOCÊ ACREDITA?

 FILME: VOCÊ ACREDITA?

FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO.

 FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO

Popular Posts

*******




*







Tecnologia do Blogger.

Páginas