Este livro
apocalíptico do apóstolo João, apesar de ter um vasto teor simbólico, vez ou
outra fala de fatos literais e só é bem compreendido quando ligado e examinado
à luz de outras passagens bíblicas como, por exemplo:
Isaías 2:12; 13:6; Ezequiel 13:5; 30:3; 47:1-12; Joel 1:15, 2:1,11,31; Amós 5:18-20; Obadias 1:15; Sofonias 1:7,14; Zacarias 14:1; Malaquias 4:5. Deuteronômio 4:30-31; Isaías 2:19,
24:1,3,6,19-21, 26:20-21; Jeremias 30:7; Daniel 9:27, 12:1; Joel 2:1-2; Amós
5:18-20; Sofonias 1:14-15,18.

O rio da vida descrito no capitulo 22 do livro de Apocalipse.
aparece também em outros livros da Escritura que tratam dos eventos apocalípticos e também no livro de Gênesis 2:9,10.
.
Mas, afinal, este rio do capítulo 22 de Apocalipse virá com a Jerusalém espiritual?
Estará nesta terra em que vivemos agora e no milênio?
Será o mesmo do jardim do Éden em que viveram Adão e Eva?
O que a Bíblia diz a respeito:
Zacarias 14: 4-9.
fala de “águas vivas” que correrão de
Jerusalém “naquele dia” (no dia em que Jesus pisar no Monte das Oliveiras e o
monte for fendido ao meio).
Por que correrão naquele dia, e, afinal, o que são essas águas vivas da profecia de Zacarias?
No livro de Ezequiel 47:7-9.
, um anjo mostra ao profeta Ezequiel a
visão e explica que estas águas que saram as águas por onde passam ( transformam água salgada em água doce) desceram para a região oriental, provavelmente em
direção ao mar morto.
Uma coisa interessante aqui na visão que o anjo mostra a Ezequiel (Ezequiel 47:1-2.
), é que o manancial das
águas, as fontes principais, nascem debaixo do limiar do templo.
Recorrendo à profecia de Zacarias 14:4,5.
, fica muito claro que o abalo sísmico provocado pela
volta de Jesus, divide o Monte das Oliveiras ao meio e arrebenta a rocha
debaixo do templo, liberando essas fontes de água vivas.
No tocante ao sarar das águas, já ocorreu algo semelhante, quando em 2 Reis 2: 19-22.
, o profeta Eliseu deitou sal nos
mananciais das águas de Jericó, profetizando e o Senhor sarou aquelas águas.
O fato de Eliseu usar o sal sugere que o problema das águas era justamente o sal. Jericó onde as águas foram saradas nesta passagem de 2 Reis, situava-se próxima ao rio Jordão e próxima ao mar morto.
Em Apocalipse 21.
, um dos sete anjos mostra ao
apóstolo João a cidade celestial de Jerusalém que descia do céu e a descreve;
em seguida, no capítulo 22:1,2.
fala do rio que procedia do trono de Deus e do
Cordeiro.
Se o trono de Jesus no milênio estará no templo de Jerusalém como sugere a interpretação mais literal e mais aceita entre os diversos seguimentos evangélicos (visão dispensacionalista e arminiana).
E se depois do milênio, no estado eterno, Jesus entregará o reino ao Pai.
Então, este rio visto na cidade santa, ressurge exatamente na terra, debaixo do limiar do templo terrestre, muito provavelmente no terremoto que Jesus provocará e que partirá o Monte das Oliveiras ao Meio: Zacarias 14:4,5.
Se o rio celeste vem e se mistura com o que nasce na terra ou se o que nasce na terra é uma replica do celeste como foi o tabernáculo celeste para o tabernáculo terrestre e depois o templo terrestre, não sabemos, as Escrituras não nos declara.

O rio da vida descrito no capitulo 22 do livro de Apocalipse.


Mas, afinal, este rio do capítulo 22 de Apocalipse virá com a Jerusalém espiritual?
Estará nesta terra em que vivemos agora e no milênio?
Será o mesmo do jardim do Éden em que viveram Adão e Eva?
O que a Bíblia diz a respeito:
Zacarias 14: 4-9.
![4 E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras,
que está defronte de Jerusalém para o oriente;
e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio,
para o oriente e para o ocidente,
e haverá um vale muito grande;
e metade do monte se apartará para o norte,
e a outra metade dele para o sul. [...]
8-Naquele dia também acontecerá que
sairão de Jerusalém águas vivas,
metade delas para o mar oriental,
e metade delas para o mar ocidental;
no verão e no inverno sucederá isto.
9-E o Senhor será rei sobre toda a terra;
naquele dia um será o Senhor,
e um será o seu nome.
Zacarias 14:4-9](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHO2ycgO1VpVW8qnBqpUVXYItIDH4L4g3PrOQeYTDu4Ekh2bIX0bWN728zHZhLZf9garykf07FgR3qDA_fdvy9nI10VEHNep3ZQ-5VRtxe8c5GgmURklmOvFB0-K9U8lxHgtsRnLsZIg/s1600/lupa+de+pesquisa.gif%20)
Por que correrão naquele dia, e, afinal, o que são essas águas vivas da profecia de Zacarias?
No livro de Ezequiel 47:7-9.

Uma coisa interessante aqui na visão que o anjo mostra a Ezequiel (Ezequiel 47:1-2.

Recorrendo à profecia de Zacarias 14:4,5.

No tocante ao sarar das águas, já ocorreu algo semelhante, quando em 2 Reis 2: 19-22.

O fato de Eliseu usar o sal sugere que o problema das águas era justamente o sal. Jericó onde as águas foram saradas nesta passagem de 2 Reis, situava-se próxima ao rio Jordão e próxima ao mar morto.
Em Apocalipse 21.


Se o trono de Jesus no milênio estará no templo de Jerusalém como sugere a interpretação mais literal e mais aceita entre os diversos seguimentos evangélicos (visão dispensacionalista e arminiana).
E se depois do milênio, no estado eterno, Jesus entregará o reino ao Pai.
Então, este rio visto na cidade santa, ressurge exatamente na terra, debaixo do limiar do templo terrestre, muito provavelmente no terremoto que Jesus provocará e que partirá o Monte das Oliveiras ao Meio: Zacarias 14:4,5.

Se o rio celeste vem e se mistura com o que nasce na terra ou se o que nasce na terra é uma replica do celeste como foi o tabernáculo celeste para o tabernáculo terrestre e depois o templo terrestre, não sabemos, as Escrituras não nos declara.
Veja o que diz o Pr. Juanribe Pagliarin sobre o rio da vida neste vídeo:
Por: Jurandir Ap. Gomes.
Fontes: Ultimato; IssoéHebraico ; DavarElohim.Com.br; Olharprofetico.com.br; Pensamento
Cristão Essencial; Biblical
Archaeology Society