***

Teste Teste Teste

PARCEIRO

Leia BUSK BÍBLIA

DEUS PAI, JESUS CRISTO E O ESPÍRITO SANTO SÃO UMA MESMA PESSOA?




Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo são a mesma pessoa?

Antes de entrarmos na questão do tema, vamos responder se, como ensinam alguns, Jesus Cristo é um “anjo”, a saber, o anjo Miguel?

Será?

Além dos Testemunhas de Jeová e a Igreja Adventista do Sétimo Dia, algumas igrejas evangélicas também adotaram esta ideia.

A Bíblia sustenta esta ideia? 

Algum profeta ou apóstolo de Jesus Cristo ensinou isso?

Se Jesus Cristo era um anjo, Ele poderia ser ao mesmo tempo a terceira pessoa da trindade?



A Bíblia nos ensina que o homem não pode adorar um anjo, sendo este ato uma idolatria. Então se Jesus Cristo fosse mesmo um anjo, o anjo Miguel, nós não poderíamos adorá-lo. 

No livro de Apocalipse o apóstolo João se ajoelha para adorar a um anjo e recebe a repreensão:

“E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.

E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” Apocalipse 22:8,9



Se Jesus Cristo fosse mesmo o arcanjo Miguel, será mesmo que Satanás teria tamanha coragem de afrontar Aquele que é a segunda pessoa de Deus, o Filho de Deus com todo o Poder de Deus e em Glória?

E Jesus Cristo tendo toda a autoridade, poder e glória de Deus Pai, desde a eternidade, antes mesmo da criação do mundo, será mesmo que Jesus responderia de forma tão subalterna às injurias de Satanás nesta passagem da disputa pelo corpo de Moisés?:

“Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.” Judas 1:9





Eu custo a crer que Satanás tenha essa coragem de afrontar Deus cara a cara. O inimigo sabe muito bem até onde pode ir na presença de Deus. No caso de Jó, Deus ordenou e Satanás nem pensou em contrariar esta ordem de Deus: 

“Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR” (Jó 1:12).



No livro de Hebreus, o escritor da Epístola aos Hebreus deixa muito claro a natureza divina de Jesus Cristo e o separa completamente da classe dos anjos:


Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.

Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?

E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.

Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino   Hebreus 1:4-8


Em Apocalipse 22: 8,9, como já dissemos, um anjo proíbe ao apóstolo João de adorá-lo. Já aqui em Hebreus, Deus decreta que todos os anjos do céu devem adorar a Jesus Cristo, portanto, Jesus Cristo não é nem nunca foi um anjo, uma criatura. Ele é o Filho de Deus e é Deus também.

Para que todos honrem o Filho, como honrem o Pai. Quem não honra o Filho também não honra o Pai, que o enviou.” João 5: 23

E deu-lhe poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem.” João 5: 27

Então, aproximaram-se os que estavam no barco e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.” Mateus 14: 33



Quanto a dúvida de alguns se Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo são uma mesma pessoa, o gentio médico Lucas no livro de Atos colocou luz sobre esta questão:



Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;

E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Atos 7:55,56

É obvio que o evangelista Estevão não estava vendo a Jesus Cristo ao lado Dele mesmo, mas sim ao lado direito de Deus Pai. Sendo portanto duas pessoas distintas. 

Mas não podemos nos esquecer de que Jesus Cristo é Deus por ser o Filho de Deus e também por sua natureza divina.



O apóstolo Paulo afirma claramente em sua epístola aos Corintios que Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo são pessoas “distintas”, ainda que de natureza natureza divina e sendo também Deus:

“Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.

Todos os santos vos saúdam.

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.”
                                                   2 Coríntios 13:12-14



Se Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo, ainda que sendo Deus, são pessoas distintas, então como os veremos naquele dia em que se abrir os livros e o livro da vida?

Na minha humilde opinião, refletindo já há algum tempo sobre este assunto nas Sagradas Escrituras, eu não tenho mais nenhuma dúvida: 

O salvo verá  a Jesus Cristo com a mesma aparência que ele tinha ao ser crucificado e, inclusive, com as marcas da crucificação nas mãos, nos pés e do lado direito onde foi ferido pela lança. 



Em João 20: 19-29, Jesus apareceu aos seus apóstolos e discípulos já com as marcas da crucificação.

Neste dia Tomé ainda não estava entre os apóstolos, portanto não foi para convencer Tomé que Jesus apareceu com as feridas da crucificação.

Não poderia ser diferente conosco, pois que também somos seus discípulos.  

Quando os apóstolos disserem a Tomé que Jesus havia ressuscitado, ele disse que só acreditaria se também visse as marcas da crucificação e metesse a mão no lugar da ferida.

Em outra ocasião Jesus se apresentou novamente no meio dos apóstolos e discípulos e Tomé estando entre eles foi chamado por Jesus a que metesse a mão na ferida.



Não consta em nenhum dos 4 Evangelhos que Jesus ao subir aos céus teria sido arrebatado sem as marcas da crucificação.

No arrebatamento de Jesus Cristo, os dois anjos disseram que Jesus Cristo voltaria “exatamente” como O viram subir:

“E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.


Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”
Atos 1:9-11

As marcas da crucificação, são um sinal de vitória para Jesus Cristo. 

Foram por estas chagas que ele nos salvou e levou sobre si as nossas dores e enfermidades. Foi pelas suas pisaduras que fomos sarados.



Também é muito provável que o salvo no dia do Trono Branco, em que se abrirem os livros para o julgamento e o livro da vida, veja também a Deus Pai em uma epifania, pois Deus pode assumir qualquer forma, como fez muitas vezes no Velho Testamento, assumindo várias formas, inclusive aparecendo em forma de anjo, coluna de fogo e na sarça ardente a Moisés muitas vezes. 



Já o Espírito Santo de Deus, sabemos que é a terceira pessoa da Trindade. Também este muito provavelmente se fará visível em uma epifania, pois no batismo de Jesus Cristo por João Batista, o Espírito Santo apareceu em forma de uma pomba.

Em Atos 2: 1-4 o Espírito Santo se fez visível e sentido  em forma de um vento forte e línguas de fogo.

O Espírito Santo pode se manifestar visivelmente de várias formas neste dia do Trono Branco. Ele pode assumir, quem sabe, a forma de um anjo, de um Serafim ou Querubim, de línguas de fogo ou até mesmo de uma simples pomba como ele apareceu no batismo de Jesus Cristo.

O fato é que os salvos e perdidos não terão nenhuma dúvida de quem é quem neste dia do Trono Branco.

Você, eu, nós se salvos na volta de Jesus Cristo, vamos enxergar os três, aqueles a quem oramos todos os dias: em nome do Pai, em nome do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Por: João Augustos Ribeiro.

Fontes: BÍBLIA JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA: EDIÇÃO CORRIGIDA NA GRAFIA SIMPLIFICADA; Site RESPOSTAS BÍBLICAS.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

***

*******

 Ultimato Estudos Bíblicos Aprofundados.

CURTIR

Total de visualizações

FILME: O FILHO DE DEUS. COMPLETO E EM BR

  Filme "O Filho de Deus". Completo e dublado.

GRAÇA OU CARIDADE: QUAL A SUA ESCOLHA?

 O AMOR DO APÓSTOLO JOÃO NA ILHA DE PATMOS.

COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

 A BÍBLIA DIZ COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

 PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

AS 2 FORMAS DE MILÊNIO: VC CRÊ EM QUAL?

 AS DUAS FORMAS DE MILÊNIO: EM QUAL VOCÊ ACREDITA?

ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINA SOBRE O CÉU

 O QUE AS ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINAM SOBRE OS CÉUS R O PARAÍSO?

DENÚNCIAS CONTRA IGREJAS? POR QUÊ?

 POE QUE PASTORES DE RENOME ESTÃO DENUNCIANDO OUTRA IGREJAS?

REAL: A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO

 A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ANNABEL, A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO DE DEUS.

A HISTÓRIA DE SATANÁS E OS ANJOS CAÍDOS

 SATANÁS E SEUS ANJOS CAÍDOS AINDA TÊM ACESSO AOS CÉUS DE DEUS?

A TUMBA DO JARDIM EM JERUSALÉM..

 O IMPRESSIONANTE JARDIM DA TUMBA EM JERUSALÉM.

FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO.

 FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO.

O RIO DA VIDA EXISTIRÁ NA NOVA TERRA?

 O RIO DA VIDA EXISTIRÁ MESMO NA NOVA TERRA? O QUE DIZ A BÍBLIA: SÍMBOLO OU FATO?

Popular Posts

*******




*