***

Teste Teste Teste

PARCEIRO

Leia BUSK BÍBLIA

CURIOSIDADES SOBRE OS APÓSTOLOS 18



 FALE CONOSCO

O Evangelista Marcos. 

O autor do segundo livro da Bíblia era judeu de uma tribo de Levi. Filho de Maria de Jerusalém e sobrinho/primo de Barnabé - Cl 4:10  

Não pertenceu ao grupo dos doze apóstolos originais. Foi convertido à fé cristã depois da morte de Jesus e batizado pelo próprio Pedro, que costumava freqüentar a casa de seus pais, juntamente com Maria mãe de Jesus e outros cristãos do “O Caminho”. 

Assim já fazia parte de uma das primeiras famílias cristãs de Jerusalém, quando Paulo e Barnabé chegaram a Jerusalém, no ano 44, trazendo os auxílios da Igreja de Antioquia, na hoje Turquia.

Seu nome de origem era João. Depois tomou um sobrenome romano - Marcos - At 12:12  . Isto se fez necessário em razão de o Império Romano estar presente em todas as regiões por onde viajara, na companhia dos apóstolos.




O consenso entre os estudiosos é que o livro de Marcos foi escrito entre 50 e 60 D.C. O autor é mencionado várias vezes no Novo Testamento, começando no livro de Atos, capítulos 12 e 13, em Colossenses 4:10 e finalmente em 2 Timóteo 4:11. Apesar de seu livro ser o segundo em nossas Bíblias, foi ele quem primeiro escreveu.  

Além de autor do segundo dos evangelhos sinóticos é considerado o fundador da igreja do Egito. A principal fonte de informações sobre sua vida está no livro Atos dos Apóstolos.


Acompanhou Barnabé e Paulo na volta à Antióquia - At 12:25  ., em viagem missionária, onde atuou como auxiliar de Paulo - At 13:5  . Mas, quando chegaram a Perge, na Panfília, desentendeu-se com o apóstolo, e deixou-os, voltou para Jerusalém - At 13:13 . 

Por volta do ano 50, quando Paulo e Barnabé voltaram à Jerusalém e decidiram empreender uma segunda viagem missionária. Barnabé, então, convida João Marcos para os acompanhar novamente, mas Paulo não concorda, em razão da desavença que tiveram em Perge e pelo fato de Marcos ter abandonado o grupo. 

Em razão do desentendimento entre Paulo e Barnabé, por causa de Marcos, eles se separaram.  Barnabé seguiu, então, para a ilha de Chipre e levou João Marcos em sua companhia. 




Marcos em suas viagens missionárias com Barnabé, adquiri experiência, funda igrejas e vai para Roma onde reencontra Paulo para reconciliar-se.   Seu nome aparece nas epístolas de Paulo, que se refere a ele como um de seus colaboradores que enviavam saudações de Roma. Paulo adquire por ele uma elevda consideração - 2Tm 4:11  .


Em seguida, Marcos passa a trabalhar com Pedro durante um tempo considerável do seu ministério, gozando da sua íntima amizade, e auxiliando-o como seu intérprete ou secretário. 

Pedro também aprende a amá-lo, a ponto de chamálo de filho - 1Pe 5:13  .

Neste período começou a escrever seu Evangelho. Estando na companhia de Pedro,  no ano 56,  com base nas informações obtidas com ele, escreve seu livro que vai ser a base para os outros evangelistas também escreverem posteriormente.

João Marcos, que até os anos 67  atuava em Chipre e em Éfeso, na Ásia Menor, depois da morte de Paulo e da perseguição que os apóstolos e evangelistas passaram a sofrer  em Roma e nas cidades da Ásia, mudou-se para o Egito e lá fixou-se, na cidade de Alexandria.




Sobre sua morte há um consenso entre os historiadores mais importantes que em Alexandria, na Páscoa do ano de 68, o evangelista Marcos teria sido martirizado pelos pagãos fanáticos religiosos que adoravam os deuses gregos. 

Os sacerdotes pagãos diziam que o sangue do galileu, como o chamavam, era um presente aos deuses. 

O povo em estado de êxtase, delirando e carregando imagens nas costas, liderados por sacerdotes pagãos e idolatras, invadiram sua casa e furiosos os espancaram, o arrastaram para fora com violência para um linchamento público, depois, ainda vivo, amarraram uma corda ao pescoço do evangelista Marcos e o arrastaram pelas ruas com cavalos.

                                                                  Por: Felipe Messias Pereira
                                                                    

Fontes: Bíblia Online; Bíblia Almeida Fiel e Corrigida; Dicionário da Sociedade Bíblica do Brasil. Biblical Archaeology Society ; Free E-books  ; Arqueologia Bíblica Criacionisco.Com.br; Estudos Bíblicos Ultimato ; Sandoval Juliano: sandovaljuliano.com.br



Total de visualizações

***

*******

 Ultimato Estudos Bíblicos Aprofundados.

A HISTÓRIA DE ANNE FRANK E O DIÁRIO


 

APÓCRIFO DE ENOQUE E A BÍBLIA SAGRADA


 

ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINA SOBRE O CÉU

 O QUE AS ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINAM SOBRE OS CÉUS R O PARAÍSO?

NO CÉU VEREMOS DEUS E JESUS

 NO CÉU VEREMOS DEUS E JESUS?

COMO A BÍBLIA DESCREVE A VOLTA DE JESUS?

 COMO A BÍBLIA DESCREVE A VOLTA DE JESUS CRISTO?

A HISTÓRIA DE SATANÁS E OS ANJOS CAÍDOS

 SATANÁS E SEUS ANJOS CAÍDOS AINDA TÊM ACESSO AOS CÉUS DE DEUS?

REAL: A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO

 A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ANNABEL, A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO DE DEUS.

O RIO DA VIDA EXISTIRÁ NA NOVA TERRA?

 O RIO DA VIDA EXISTIRÁ MESMO NA NOVA TERRA? O QUE DIZ A BÍBLIA: SÍMBOLO OU FATO?

O QUE POUCOS SABIAM SOBRE O APOCALIPSE

 O que quase ninguém sabia sobre o Apocalipse.

COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

 A BÍBLIA DIZ COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

AS 2 FORMAS DE MILÊNIO: VC CRÊ EM QUAL?

 AS DUAS FORMAS DE MILÊNIO: EM QUAL VOCÊ ACREDITA?

OS ANJOS ESTÃO ENTRE NÓS?

 OS ANJOS ESTÃO ENTRE NÓS?

A TUMBA DO JARDIM EM JERUSALÉM..

 O IMPRESSIONANTE JARDIM DA TUMBA EM JERUSALÉM.

PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

 PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

TUDO O QUE OS DESIGREJADOS FAZEM.

 DESIGREJADOS: COMO SE REÚNEM, O QUE ENSINAM?

GRAÇA OU CARIDADE: QUAL A SUA ESCOLHA?

 O AMOR DO APÓSTOLO JOÃO NA ILHA DE PATMOS.

FILME: O FILHO DE DEUS. COMPLETO E EM BR

  Filme "O Filho de Deus". Completo e dublado.

FILME EM HD: VOCÊ ACREDITA?

 FILME: VOCÊ ACREDITA?

FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO.

 FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO

Popular Posts

*******




*







Tecnologia do Blogger.

Páginas