***

Teste Teste Teste

PARCEIRO

Leia BUSK BÍBLIA

CURIOSIDADES SOBRE OS APÓSTOLOS 16


O DISCÍPULO LUCAS 


Sob o reinado do Imperador Cláudio (aproximadamente 42 d. C.), ao dispensar seus cuidados aos enfermos da região de Tebas em Beócia, depara-se com o Apóstolo Paulo, cujas palavras de fogo o convencem de que a Verdade absoluta que ele tanto buscava se encontrava efetivamente junto aos Discípulos de Jesus Cristo.

 FALE CONOSCO



Tudo o que o médico escreveu no seu Evangelho foi adquirido através de pesquisas, ouvindo os testemunhos de Maria, mãe de Cristo, dos discípulos, dos apóstolos e das demais pessoas que O conheceram. Ele pessoalmente não presenciou nada. Seus relatos colhidos junto aos Apóstolos diretos de Cristo foram de enorme importância para a obra missionária do Apóstolo Paulo, seu mestre e pai de sua fé. Os Apóstolos diretos de Jesus que relataram as histórias, foram muito precisos e detalhistas. No início da sua parte na Bíblia o escritor já deixa claro a sua posição diante dos fatos descritos: ele nada viu mas, tudo ouviu.

Escreveu o Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos.


Embora Lucas não seja citado por nome em Atos, certos trechos usam os pronomes “nós”, “nosso” e “nos”, indicando que ele participou em alguns eventos narrados no livro. Ao descrever a rota seguida por Paulo e seus companheiros na Ásia Menor, Lucas diz: “[Eles] deixaram Mísia de lado e desceram a Trôade.” Foi em Trôade que Paulo teve a visão de um macedônio que fez o apelo: “Passa à Macedônia e ajuda-nos.” Lucas acrescenta: “Assim que ele viu a visão, [nós] procuramos passar à Macedônia.” (Atos 16:8-10) A mudança de “eles” para “nós” sugere que Lucas se juntou ao grupo de Paulo em Trôade. Em seguida, Lucas descreve a atividade de pregação em Filipos na primeira pessoa do plural, indicando sua participação nela. “No dia de sábado”, escreve, “fomos para fora do portão, para junto dum rio, onde pensávamos haver um lugar de oração; e assentamo-nos e começamos a falar às mulheres que se haviam reunido”. Como resultado, Lídia e todos os membros de sua família aceitaram as boas novas e foram batizados. — (Atos 16:11-15.).

Há um consenso entre os historiadores mais famosos de que Lucas era gentio, baseando-se principalmente em Colossenses 4:11, 14. Visto que Paulo mencionou primeiro os “circuncisos” (Col 4:11) e depois mencionou Lucas (Col 4:14), neste contexto, presume-se de que Lucas não era da circuncisão e assim não era judeu. 


Alguns historiadores bíblicos passam a identificar Lucas com o Lúcio mencionado em Atos 13:1, e com o ‘parente’ de Paulo, do mesmo nome, mencionado em Romanos 16:21, para defender a tese de que ele era gentil, mas esta identificação como Lúcio não é de forma alguma conclusiva para a maioria dos evangélico devido a falta base bíblica com poucos pontos de ligação. Mas, a menção de Col 4:11 – 4:14 já é uma evidência razoável de sua gentilidade.


Que Lucas era pessoa bem instruída é evidente dos seus escritos. Também, sua formação como médico é notada no seu uso de termos médicos.  (Lu 4:38; At 28:8.). Lucas juntou-se a Paulo em enviar cumprimentos aos cristãos em Colossos, quando Paulo lhes escreveu de Roma (c. 60-61 dC), e o apóstolo o identificou como “o médico amado”. (Col 4:14) Escrevendo de Roma a Filêmon (c. 60-61 dC), Paulo incluiu cumprimentos de Lucas, chamando-o de um dos seus “colaboradores”. (Flm 24) Que Lucas continuou com Paulo e estava com ele pouco antes do martírio do apóstolo é evidente da observação de Paulo: “Apenas Lucas está comigo.”  O ANO era 65 EC. O local, Roma. Lucas sabia dos riscos de se identificar como amigo do apóstolo Paulo, que estava sendo julgado por causa de sua fé. Tudo indicava que Paulo receberia a pena de morte. Mas nessa ocasião crítica, Lucas — e apenas Lucas — fazia companhia ao apóstolo. — 2 Timóteo 4:6, 11)


Lucas acompanhou Paulo à Judéia, no fim desta viagem missionária (At 21:7, 8, 15), e, enquanto o apóstolo estava por uns dois anos encarcerado em Cesaréia, Lucas provavelmente escreveu seu Evangelho ali (c. 56-58 dC). Acompanhou Paulo na sua viagem a Roma, para este ser julgado ali. (At 27:1; 28:16) Visto que o livro de Atos abrange eventos a partir de 33 dC até o fim dos dois anos de encarceramento de Paulo em Roma, mas não registra o resultado do apelo de Paulo a César, é provável que Lucas tenha completado ali o livro de Atos por volta de 61 dC. 

Nota: Os três evangelhos Mateus Lucas e Marcos fazem parte de um conjunto de escritos chamado Sinóticos (mesmo olhar), eles podem ser colocados em colunas comparando-se as semelhanças e diferenças dos textos. Praticamente o primeiro a ser escrito foi Marcos, depois Mateus e Lucas. Não se recomenda estudá-los separadamente. Quanto a João segue um caminho totalmente diferente. Por ex. No evangelho de João não encontramos Parábolas, aparece um conjunto de sete sinais ou milagres. A sua terminologia é mais elevada, fala em vida espiritual, vida eterna, novo renascimento, verdade. O discípulo gentil médico Lucas em seu martírio foi enforcado em uma oliveira na Grécia pelo seu testemunho cristão e ser  discípulo direto do Apóstolo Paulo.

                                                   Por: Assembléia Teológica Busk Bíblia

Fontes:  Biblical Archaeology Society ; Free E-books ; Bíblia Almeida Fiel e Corrigida ; Arqueologia Bíblica Criacionisco.Com.br


SOBRE O DISCÍPULO MARCOS
SOBRE O EVANGELISTA MARCOS

Total de visualizações

***

*******

 Ultimato Estudos Bíblicos Aprofundados.

A HISTÓRIA DE ANNE FRANK E O DIÁRIO


 

APÓCRIFO DE ENOQUE E A BÍBLIA SAGRADA


 

ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINA SOBRE O CÉU

 O QUE AS ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINAM SOBRE OS CÉUS R O PARAÍSO?

NO CÉU VEREMOS DEUS E JESUS

 NO CÉU VEREMOS DEUS E JESUS?

COMO A BÍBLIA DESCREVE A VOLTA DE JESUS?

 COMO A BÍBLIA DESCREVE A VOLTA DE JESUS CRISTO?

A HISTÓRIA DE SATANÁS E OS ANJOS CAÍDOS

 SATANÁS E SEUS ANJOS CAÍDOS AINDA TÊM ACESSO AOS CÉUS DE DEUS?

REAL: A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO

 A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ANNABEL, A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO DE DEUS.

O RIO DA VIDA EXISTIRÁ NA NOVA TERRA?

 O RIO DA VIDA EXISTIRÁ MESMO NA NOVA TERRA? O QUE DIZ A BÍBLIA: SÍMBOLO OU FATO?

O QUE POUCOS SABIAM SOBRE O APOCALIPSE

 O que quase ninguém sabia sobre o Apocalipse.

COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

 A BÍBLIA DIZ COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

AS 2 FORMAS DE MILÊNIO: VC CRÊ EM QUAL?

 AS DUAS FORMAS DE MILÊNIO: EM QUAL VOCÊ ACREDITA?

OS ANJOS ESTÃO ENTRE NÓS?

 OS ANJOS ESTÃO ENTRE NÓS?

A TUMBA DO JARDIM EM JERUSALÉM..

 O IMPRESSIONANTE JARDIM DA TUMBA EM JERUSALÉM.

PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

 PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

TUDO O QUE OS DESIGREJADOS FAZEM.

 DESIGREJADOS: COMO SE REÚNEM, O QUE ENSINAM?

GRAÇA OU CARIDADE: QUAL A SUA ESCOLHA?

 O AMOR DO APÓSTOLO JOÃO NA ILHA DE PATMOS.

FILME: O FILHO DE DEUS. COMPLETO E EM BR

  Filme "O Filho de Deus". Completo e dublado.

FILME EM HD: VOCÊ ACREDITA?

 FILME: VOCÊ ACREDITA?

FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO.

 FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO

Popular Posts

*******




*







Tecnologia do Blogger.

Páginas