***

Teste Teste Teste

PARCEIRO

Leia BUSK BÍBLIA

Se a graça é desde o ventre, então os condenados também?



O caráter fundamental da hermenêutica é: “somente a Bíblia explica a Bíblia”, isto significa que os textos bíblicos não podem ser interpretados isolados da passagem ou do contexto do restante da Bíblia. Para quem estuda apoiado na hermenêutica, um texto sem contexto é muitas das vezes pretexto para dizer o que se pressupõem e o que lhe agrada. Romanos 9 não é uma exceção. As epístolas de Paulo aos Romanos, os capítulos 9, 10 e 11 falam a eleição e a reprovação sim, mas dos israelitas.

FALE CONOSCO

21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?/ 22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;/ 23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,/ 24 Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? (Rm 9: 21, 22, 23, 24).


Quando o apóstolo Paulo fala do direito do oleiro de fazer o barro do jeito que quiser, responde duas questões da problemática judaica: a primeira é que o criador da nação de Israel fez este povo permitindo que alguns pudessem quebrar o pacto divino; isso pode ser explicado pela Lei do livre-arbítrio (Rm 10.21; At 7.51; Mt 23.37). Segundo, Deus tem o direito de usar quem Ele quiser ou deixar de usar, sem dar explicações a ninguém.

Usou Israel do mesmo modo que usou faraó para um propósito. Para obra a eleição é incondicional, para salvação a coisa muda, a condição é abraçar a Cristo.
Veja que um mesmo vaso escolhido para desonra passa para vaso de honra, pois no cap. 11 o apóstolo declara que Deus por misericórdia irá restaurar novamente a nação israelita no futuro.

Mas, realmente há passagens Bíblicas em que Deus afirma a escolha de pessoas para missões já desde o ventre:
  
Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei” (Jr 1,1-5).


“15 porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe;/ 16 converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus;/ 17 irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido.”(Lc 1,15-17).

Mas nesta passagem parece que Deus escolhe a revelia, porque quis qualquer um:

16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. (Rm 9-16).

Então como explicar?

A Bíblia diz que os caminhos de Deus são mais altos que os nossos caminhos. Deus vê além do tempo e do espaço e muita vez age sobre esta Sua presciência, como nos mostra a Bíblia, ou seja, Ele concedeu a graça a todos, mas sabe exatamente quem vai alcançá-la porque a graça como salvação não é irresistível se o homem não se mantém na obediência. Salomão, por exemplo, foi chamado por Deus para ser filho de Deus, mas no final se entregou a idolatria, como mostra a Bíblia.
Textos bíblicos que afirmam a escolha pela presciência de Deus:

23 A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; (Atos 2: 23).


Deus em sua presciência sabia que Anás, Caifás, Judas, Pilatos e os soldados romanos iriam trair e condenar, caluniar, torturar e crucificar Jesus, antes mesmo do nascimento destas pessoas, pois a crucificação é descrita 700 anos antes, pelo profeta Isaías:


 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados./ 8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. / 9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. (Isaías 53: 5, 8, 9).


Outras passagens que indicam escolha pela presciência de Deus:

"Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus..." ( 2Tm 2:19 ).

; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração” ( Ex 34:6 -7).
"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho". (Romanos 8:29).



eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. (1 Pedro 1: 2).

Tiago fala da ação dos que estão no Espírito Santo e da relação das obras na ação de Deus para com o crente ou descrente:

13 Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo./ 14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?/ 24 Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. (Tiago 2: 13, 14, 24).

Conclusão: Ninguém é salvo pelas obras, mas uma vez salvo, as obras são inevitáveis. 

Deus deixa duas portas abertas e sabe muito bem por qual delas vamos entrar, mas nós ainda não sabemos. Mas a escolha é nossa, não porque Ele não tenha poder para nos fazer escolher, mas o poder não pode se opor a Sua justiça. 

Ele escolhe algumas pessoas desde o ventre para missões especiais na Sua obra devido a sua presciência e conhece o caminho do escolhido antes do nascimento, e mostra aos profetas este caminho, porém, isso não depende de quem corre, mas de Deus que se compadece, e Ele se compadece de que quer. Deus pode até mesmo escolher você que se julga e talvez seja mesmo o menor dos irmãos da tua igreja justamente por causa deste detalhe...

Isso é complicado? É, mas os caminhos de Deus são maiores que os nossos!

Por: James Alex G.Pires

Fonte: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida.




Total de visualizações

***

*******

 Ultimato Estudos Bíblicos Aprofundados.

A HISTÓRIA DE ANNE FRANK E O DIÁRIO


 

APÓCRIFO DE ENOQUE E A BÍBLIA SAGRADA


 

ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINA SOBRE O CÉU

 O QUE AS ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINAM SOBRE OS CÉUS R O PARAÍSO?

NO CÉU VEREMOS DEUS E JESUS

 NO CÉU VEREMOS DEUS E JESUS?

COMO A BÍBLIA DESCREVE A VOLTA DE JESUS?

 COMO A BÍBLIA DESCREVE A VOLTA DE JESUS CRISTO?

A HISTÓRIA DE SATANÁS E OS ANJOS CAÍDOS

 SATANÁS E SEUS ANJOS CAÍDOS AINDA TÊM ACESSO AOS CÉUS DE DEUS?

REAL: A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO

 A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ANNABEL, A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO DE DEUS.

O RIO DA VIDA EXISTIRÁ NA NOVA TERRA?

 O RIO DA VIDA EXISTIRÁ MESMO NA NOVA TERRA? O QUE DIZ A BÍBLIA: SÍMBOLO OU FATO?

O QUE POUCOS SABIAM SOBRE O APOCALIPSE

 O que quase ninguém sabia sobre o Apocalipse.

COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

 A BÍBLIA DIZ COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

AS 2 FORMAS DE MILÊNIO: VC CRÊ EM QUAL?

 AS DUAS FORMAS DE MILÊNIO: EM QUAL VOCÊ ACREDITA?

OS ANJOS ESTÃO ENTRE NÓS?

 OS ANJOS ESTÃO ENTRE NÓS?

A TUMBA DO JARDIM EM JERUSALÉM..

 O IMPRESSIONANTE JARDIM DA TUMBA EM JERUSALÉM.

PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

 PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

TUDO O QUE OS DESIGREJADOS FAZEM.

 DESIGREJADOS: COMO SE REÚNEM, O QUE ENSINAM?

GRAÇA OU CARIDADE: QUAL A SUA ESCOLHA?

 O AMOR DO APÓSTOLO JOÃO NA ILHA DE PATMOS.

FILME: O FILHO DE DEUS. COMPLETO E EM BR

  Filme "O Filho de Deus". Completo e dublado.

FILME EM HD: VOCÊ ACREDITA?

 FILME: VOCÊ ACREDITA?

FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO.

 FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO

Popular Posts

*******




*







Tecnologia do Blogger.

Páginas