A Tumba do Jardim está situada ao norte da antiga cidade de Jerusalém. O sacrifício deveria ser feito ao norte do tabernáculo, conforme determina a lei no Levítico. Também o Novo Testamento afirma, em João 19:20, que “o lugar em que Jesus fora crucificado era perto da cidade”. O “Gólgota” ou “Calvário” fica bem próximo do portão de Damasco no lado norte de Jerusalém, perto da Tumba do Jardim.

João 19:41-42 diz: “No lugar onde Jesus fora crucificado, havia um jardim, e neste, um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto. Ali, pois, por causa da preparação dos judeus e por estar perto o túmulo, depositaram o corpo de Jesus”.
Nesse local existem vários elementos que dão credibilidade a essa tumba como genuína e indicam que ela ficava numa área ajardinada. Primeiro há a própria tumba; segundo, uma antiga cisterna subterrânea; terceiro, um grande lagar; e quarto, o “Lugar da Caveira”.
A piscina de Siloé
Onde Jesus curou o homem cego . O Apóstolo João (10 d.C. – 103 d.C) relata que Jesus curou um cego, ordenando que este fosse ao Tanque de Siloé tirar o lodo que lhe tinha colocado nos olhos (João 9:7).
Enquanto
assistia trabalhadores municipais substituir um cano de esgoto na cidade de
David, ao sul do Monte do Templo de Jerusalém, o arqueólogo Eli Shukron
percebeu que a o equipamento de construção tinha revelado dois passos antigos.
Shukron rapidamente notificou seu colega Ronny Reich, que identificou os
passos, como parte da piscina de Siloé do Templo, do Segundo Período (século I
aC - século I dC), como novas escavações logo confirmaram.
5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo".
5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo".
6 Tendo dito isso, cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem.
7 Então disse-lhe: "Vá lavar-se no tanque de Siloé" (que significa "enviado"). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.
(João 9: 5, 6, 7).
Este vídeo abaixo é a verdadeira história de Jesus Cristo há mais de dois mil anos nas cidades de Cafarnaum na Galileia, Nazaré e seus últimos anos em Jerusalém.
Somente os salvos irão entender o que foi Sua vida, morte e ressurreição em Jerusalém:
Descobertos durante escavações por Nahman Avigad no trimestre da Jerusalém Judaica, na década de 1970, essa torre de 22 pés ajudou a defender a cidade contra a invasão da Babilônia em 586 B.C.E.
1 Então, no nono ano do reinado de Zedequias, no décimo dia do décimo mês, Nabucodonosor, rei da Babilônia, marchou contra Jerusalém com todo o seu exército. Ele acampou em frente da cidade e construiu rampas de ataque ao redor dela.
2 A cidade foi mantida sob cerco
até o décimo primeiro ano do reinado de Zedequias. (2 REIS 25: 1,2).
Para nós evangélicos estes códices são apócrifos, "sem
autoridade bíblica", mas sem dúvidas eles carregam um imenso valor histórico e confirmam muitos eventos
das passagens bíblicas.
Assembleia Teológica Busk Bíblia.
Os textos de Nag Hammadi são 13 volumes encadernados em
couro, ou códices, descobertos por agricultores egípcios em 1945. A datação
constante nas sucatas de papiro reforçam que são datados do século IV depois de
Cristo. A biblioteca contém mais de 50 textos, ou tratados, que exploram os
pontos de vista de um cristão herético de uma seita conhecida como os
Gnósticos, que estavam em conflito com as autoridades de cristãos ortodoxas.
“E estão cantando como que um novo cântico diante do trono e diante das quatro criaturas viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender esse cântico, exceto os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.”
O número 144000 tem um significado muito importante dentro do cristianismo, todavia, nos remete a outros registros, inclusive mais antigos do que a própria Bíblia.
Encontramos uma descrição comparativa no Livro de Malquisedeque (dado arqueológico presente na Biblioteca de Nag Hammadi).
O texto faz parte de uma coleção encontrada na cidade de Nag
Hammadi, Egito, trazendo conteúdo do cristianismo primitivo atribuído aos
gnósticos, num período que vai desde a fundação até o Primeiro Concílio de
Nicéia em 325 EC (Era Comum), isto é, ano em que fora confeccionada a Bíblia no
período do imperador romano Constantino.
De todos os diversos lugares sagrados da capital de Israel,
o Muro das Lamentações é um dos mais significativos. Sua história começa em 957
a.C., com o Templo de Jerusalém. Erguido pelo rei Salomão, teria abrigado a
Arca da Aliança e as tábuas com os Dez Mandamentos. "O templo simbolizava
o elo com Deus".
Em 586 a.C., o prédio foi derrubado pelos babilônios. Após cinco décadas, os judeus o reergueram. A obra ficou intacta até Roma dominar a cidade e, em 40 a.C., Herodes assumir o controle sobre a região. A mando do rei da Judéia, começou então uma grande ampliação, que demorou 46 anos.
Mas o esplendor durou pouco. No ano 70, uma revolta contra os romanos levou a nova destruição do templo. Os judeus iniciaram uma grande diáspora e, no século 7, construções islâmicas surgiram no local, como o Domo da Rocha. Da grandiosa obra de Herodes só restou uma pequena parte da parede que a rodeava: o atual Muro das Lamentações.
As
escavações em Éfeso começaram em 2 de maio de 1863, por encargo do Museu
Britânico e sob a direção do arquiteto J. T. Woody, e se estenderam até 1874.
Éfeso é uma das sete Igrejas da Ásia a que se refere o Apocalipse de João:
Que
dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês,
escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a
Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
Apocalipse 1:11
Apocalipse 1:11
Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
Apocalipse 2:1-2
Veja na foto ao lado. Por estas ruas o Apóstolo
Paulo andou pregando.

Por: João Augustos Ribeiro.
Fontes: Bíblia João Ferreira de Almeida; Blog do Ciro.